Gerenciamento de Indicadores de Desempenho Industrial: Análise de Regressão e Simulação
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i4.1784Resumo
Os métodos estocásticos podem ser utilizados na solução de problemas e explicação de fenômenos naturais através de procedimentos estatísticos. O artigo busca associar a análise de regressão e simulação de sistemas com o objetivo de facilitar o entendimento prático da análise de dados. Os algoritmos foram desenvolvidos no software Microsoft Office Excel, utilizando técnicas estatísticas como a teoria da regressão, ANOVA e fatoração de Cholesky, possibilitando a criação de modelos de sistemas simples e múltiplos com até cinco variáveis independentes. Para a análise dos referidos modelos, utilizou-se a simulação de Monte Carlo e análises de indicadores de desempenho industrial, resultando em índices numéricos que tem como objetivo melhorar o gerenciamento das metas para indicadores de conformidade, através da identificação de instabilidade, correlaçãoe anomalias do sistema. Os modelos de análise apresentados na pesquisa representaram resultados satisfatórios com inúmeras possibilidades de aplicações empresariais e acadêmicas, além do potencial para desdobramento em novas técnicas de análise.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.