Abordagens teóricas sobre comportamento empreendedor: um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i4.2297Resumo
Pesquisas sobre empreendedorismo frequentemente resultam em inovações e novos negócios, além de subsidiar melhorias na atuação não só de empreendedores, mas também de investidores, governos e educadores. Frente ao crescente interesse da academia sobre comportamento empreendedor, diversos autores apontam a necessidade de sistematização da literatura sobre o tema. Esse artigo atende tal lacuna com enfoque nas seguintes abordagens: Effectuation, Bricolage, Co-creation, Exaptation e Improvisation. A abordagem metodológica é híbrida, combinando-se bibliometria, análise de redes e de conteúdo. Foram analisados 297 artigos indexados na ISI Web of Science publicados entre 2001 e 2018. Entre principais findings estão: a tendência de crescimento foi confirmada, com 77,8% dos artigos publicados nos últimos cinco anos; Saras Sarasvathy, que desenvolveu a teoria Effectuation, confrontando teorias clássicas consoantes com o Causation, é a autora de maior impacto; a produção científica concentra-se nos EUA, Inglaterra e Suécia, revelando oportunidades de pesquisa no Brasil; tendências de pesquisa envolvem o estudo do comportamento empreendedor nos contextos de pequenas empresas, sistemas complexos, ecossistemas de inovação e desenvolvimento sustentável e social.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Comportamento empreendedor. Ação empreendedora. Bibliometria. Análise bibliométrica.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.