Análise de indicadores de qualidade e produtividade da manutenção nas indústrias brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.1021Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar estatisticamente indicadores da Qualidade e Produtividade da Manutenção nas indústrias brasileiras, a partir de técnicas de estatística descritiva e inferencial, utilizando como referência o Documento Nacional da Manutenção em sua edição de 2011, produ-zido pela ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção). No escopo do trabalho, são aborda-dos indicadores como Sistema de Qualidade Utilizado, Ferramentas Utilizadas para Promover a Qualidade, Custo Total da Manutenção pelo Faturamento; dentre outros. A partir da utilização de técnicas estatísticas é possível analisar o comportamento dos dados, gerando uma compreensão do status atual desta importante função, bem como prever tendências para a próxima medição. Seria possível analisar outras variáveis da manutenção, porém a escolha dos indicadores de qualidade e produtividade, refletem bem o cenário da função nas indústrias brasileiras. Os resultados são ani-madores e apontam para uma necessidade cada vez mais crescente de se tratar a função de forma estratégica, não somente como função de apoio ao processo produtivo.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.