Intervenção na gestão de inovação de produtos em pmes: casos firmas moveleiras
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.1067Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma aplicação de um framework e um procedimento de intervenção (atividades que objetivam a introdução de novas formas de trabalho por meio de uma série de ações focadas nas organizações) em práticas gerenciais de inovação de produtos configuradas, que seriam Capacidades Dinâmicas (CD). Desenvolveu-se um programa de intervenção induzido por uma organização de apoio empresarial, o qual auxiliou 4PMEsmoveleiras localizadas no conglomerado industrial da região da cidade de UBÁ/MG. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-ação, a qual foi associada com a aplicação de diferentes métodos de coleta de dados (ex. protocolo de busca e armazenamento de informações, análise de documentação e entrevistaestruturada). O programacontribuiu para a implantação de práticas gerenciais de inovação de produtos, sendo estas adaptadas às contingências organizacionais relacionadas com as CDsde detecção, apreensão e reconfiguração tecnológica. Durante o programa, algumas PMEsconseguiram desenvolver e lançar com sucesso novos produtos, enquanto outras apresentaram melhorias dasrespectivas rotinas organizacionais, dentre outros resultados qualitativos.
Palavras-chave: Intervenção. Capacidades Dinâmicas. Gestão da Inovação de Produtos. PMEs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.