A influência dos traços da cultura mineira no relacionamento de empresas de agronegócio do Triângulo Mineiro com seus clientes e fornecedores
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i2.1225Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as políticas de relacionamento de empresas envolvidas com o ramo do agronegócio no Triângulo Mineiro com seus clientes e fornecedores e se os traços da cultura mineira estão presentes e qual a sua importância neste processo. A pesquisa teve abordagem qualitativa, exploratória, com método de estudo de casos e por meio de análise documental e formulário eletrônico observou-se que as quatro empresas pesquisadas definem e suas políticas de relacionamento voltadas para as suas estratégias de negócio, atendendo as especificidades de seu posicionamento no sistema agroindustrial, e a cultura mineira não influencia estas definições. Apesar disso, nas interações cotidianas são identificados traços da cultura mineira que estão presentes nas relações comerciais e são usados para melhor ajustar as atividades e as relações. Sugere-se que os traços da cultura mineira sejam melhor observados na construção das relações externas destas empresas dentro de uma visão sistêmica que privilegie o diálogo e a adaptação.Palavras-chave: Cultura Regional. Empresas de Agronegócio. Políticas de Relacionamento. Clientes. Fornecedores.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.