A influência dos traços da cultura mineira no relacionamento de empresas de agronegócio do Triângulo Mineiro com seus clientes e fornecedores

Autores

  • Janaina Maria Bueno Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Gestão e Negócios – Departamento de Administração
  • Pedro Paulo Melo Arantes Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Gestão e Negócios – Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v10i2.1225

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as políticas de relacionamento de empresas envolvidas com o ramo do agronegócio no Triângulo Mineiro com seus clientes e fornecedores e se os traços da cultura mineira estão presentes e qual a sua importância neste processo. A pesquisa teve abordagem qualitativa, exploratória, com método de estudo de casos e por meio de análise documental e formulário eletrônico observou-se que as quatro empresas pesquisadas definem e suas políticas de relacionamento voltadas para as suas estratégias de negócio, atendendo as especificidades de seu posicionamento no sistema agroindustrial, e a cultura mineira não influencia estas definições. Apesar disso, nas interações cotidianas são identificados traços da cultura mineira que estão presentes nas relações comerciais e são usados para melhor ajustar as atividades e as relações. Sugere-se que os traços da cultura mineira sejam melhor observados na construção das relações externas destas empresas dentro de uma visão sistêmica que privilegie o diálogo e a adaptação.

Palavras-chave: Cultura Regional. Empresas de Agronegócio. Políticas de Relacionamento. Clientes. Fornecedores.

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Publicado

2015-03-17

Como Citar

Bueno, J. M., & Melo Arantes, P. P. (2015). A influência dos traços da cultura mineira no relacionamento de empresas de agronegócio do Triângulo Mineiro com seus clientes e fornecedores. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 10(2), 141. https://doi.org/10.15675/gepros.v10i2.1225

Edição

Seção

Artigos