EQUÍVOCOS NA METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: ANÁLISE DA METODOLOGIA ADOTADA PELO SEBRAE
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.142Resumo
A Metodologia de formação do preço de venda adotada e disseminada pelo SEBRAE às micro e pequenas empresas brasileiras desde 1990 apresenta a tendência de se obter lucro sobre os impostos incidentes na venda. Nesta metodologia, a margem de lucro utilizada é aplicada sobre os custos mais os impostos. O presente trabalho teve como objetivo a análise da metodologia adotada pelo SEBRAE e, em conseqüência, pelas micro e pequenas empresas brasileiras. A metodologia utilizada no desenvolvimento do presente foi a análise detalhada das variáveis que compõem a metodologia adotada teoricamente embasada onde, através de ensaios matemáticos, deduziram-se as fórmulas utilizadas aplicando-se em um exemplo prático, evidenciando- se os equívocos existentes. Os principais resultados encontrados foram: 1) a metodologia estudada apresenta lucro sobre os impostos embutidos nos preços; 2) as empresas que utilizam essa metodologia, apropriam-se de lucro sobre os demais custos variáveis de venda e não só sobre os impostos; 3) A metodologia analisada confunde margem de contribuição com margem de lucro. Esses resultados levaram a apresentação de uma nova metodologia que propicia margem de lucro sobre o preço de venda líquido, não havendo incidência deste sobre os impostos ou sobre os custos variáveis de venda. Palavras–chave: Programação de produção; Heurística e Adiantamentos e Atrasos Penalizados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.