Cooperação entre firmas localizadas em arranjos produtivos locais (APLs): um estudo nas empresas do vestuário de Londrina (PR)

Autores

  • Luiz Gustavo Antonio de Souza
  • Márcia Regina Gabardo da Câmara
  • Marco Aurélio Arbex

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.147

Resumo

Aglomerações localizadas (APLs) têm sido considerados instrumentos de desenvolvimento regional, sendo a cooperação entre firmas e outros agentes, um dos elementos que contribuem para o seu sucesso. O trabalho discute a existência de um APL da cadeia têxtil-vestuário na Região Metropolitana de Londrina, dando atenção especial à questão da cooperação. Para a identificação da aglomeração, foi utilizada a base de dados da RAIS, incluindo o cálculo do quociente locacional. Para avaliar seu grau de desenvolvimento, buscou-se informações sobre o ambiente local, e foi aplicado um questionário com 40 empresas do setor do vestuário no Município de Londrina. Constatou-se que há uma aglomeração do setor no local, e que o ambiente é desenvolvido. Porém, os elos entre as empresas e demais agentes são incipientes, dificultando a cooperação e a disseminação de conhecimentos e inovações. Conclui-se que a região possui uma aglomeração informal, com potencial para se tornar um APL organizado. Palavras-chave: Arranjo Produtivo Local, Confiança, Cooperação.

Downloads

Publicado

2006-07-01

Como Citar

Souza, L. G. A. de, da Câmara, M. R. G., & Arbex, M. A. (2006). Cooperação entre firmas localizadas em arranjos produtivos locais (APLs): um estudo nas empresas do vestuário de Londrina (PR). Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), Pag. 89. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.147

Edição

Seção

Artigos