Riscos ambientais em uma lavanderia de indústria de abate e processamento de carne
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.150Resumo
As condições do ambiente de trabalho contribuem na ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais, comprometendo a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos trabalhadores. Neste sentido, objetivou-se identificar os riscos físicos, biológicos e ergonômicos que a lavanderia de indústria de abate e processamento de carne oferece aos trabalhadores. Os riscos biológicos identificados são representados por microrganismos presentes nas roupas sujas e no ar; não uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s); os físicos pela temperatura, ruído e umidade em excesso e ventilação insuficiente; e os ergonômicos pela adoção de posturas incorretas, impostas por deficiências nos equipamentos e no ambiente. Riscos, agravados pela inexistência de normas para a organização deste tipo de lavanderia. Sugere-se treinamento para os trabalhadores, instalação de sistema de exaustão, ventilação e barreira de contaminação, visando melhorar as condições de trabalho e evitar acidentes. Palavras-chave: Acidentes de trabalho; Riscos ambientais; Lavanderia de indústria de abate e processamento de carne.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.