A importância da análise da qualidade de vida no trabalho de funcionários de marcenarias: o caso do município de Viçosa, MG
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.758Resumo
O trabalho sempre teve papel essencial na vida dos seres humanos. Com o decorrer do tempo, os objetivos do trabalho e o seu processo foram sendo alterados, principalmente como finalidade de sobrevivência. Não se pode exigir resultados dos trabalhadores, se estes não tiverem um mínimo de comodidade e de condições para realizar suas necessidades básicas, proporcionando-lhes qualidade de vida no trabalho e em seu cotidiano. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo estudar a qualidade de vida no trabalho dos funcionários de marcenarias, procurando identificar riscos ergonômicos e de acidentes de trabalho, bem como analisar suas implicações sobre a economia familiar dos acidentados. Para alcance do objetivo proposto, foram utilizados, como instrumento de coleta de dados: questionários, entrevistas e registros fotográficos. Pôde-se perceber que, por intermédio dos resultados encontrados, o trabalho nas marcenarias necessita de treinamento e, principalmente, de conscientização dos marceneiros e proprietários, a respeito de saúde e segurança, para que se possa conciliar produtividade e bem-estar no trabalho, beneficiando as principais partes interessadas, ou seja, empregado e empregador.
Palavras-Chave: Qualidade de Vida no Trabalho; Marcenarias; Ergonomia; Ambiente de Trabalho.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.