QFD como instrumento de auto-avaliação nas instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.153Resumo
Este trabalho pretende demonstrar a aplicação de um modelo proposto para avaliação do processo de ensino, utilizando a ferramenta QFD “Quality Function Deployment”, visando fornecer subsídios para a auto-avaliação das Instituições de Ensino Superior – IES estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES. O modelo foi aplicado através de um estudo de caso na disciplina de Gerência da Informação do Curso de Engenharia de Produção do CEFET-RJ. Os resultados demonstram etapas do processo que precisam ser melhoradas, para que as necessidades dos alunos sejam satisfeitas, visando atender às diretrizes do SINAES. Palavras-chave: QFD, Ensino Superior, SINAES.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.