Priorização dos riscos no processo de desenvolvimento de produtos em empresas de biotecnologia
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i4.1557Resumo
Empresas de biotecnologia são empresas de base tecnológica caracterizadas pela aplicação sistemática de vários tipos de tecnologia as quais envolvem fundamentos de bioquímica, engenharia genética, fisiologia, microbiologia, botânica, zoologia e engenharia química. Uma de suas características é o desenvolvimento de novos produtos (PDP), que é um processo complexo que envolve diversos tipos de riscos durante sua concepção e desenvolvimento, sendo necessária a identificação e controle destes riscos a fim de se evitar, transferir, mitigar ou aceitar as possíveis ameaças identificadas, planejar medidas preventivas ou ainda aumentar a probabilidade de ocorrência de um possível evento favorável. No entanto, a literatura é carente de trabalhos que se abordem o tema diretamente em empresas de biotecnologia. Baseado nisso, através de uma série de trabalhos pesquisados sobre riscos em PDP e fatores críticos de sucesso, principalmente em empresas de base tecnológica, estruturou-se os principais riscos e sub-riscos envolvidos no PDP em empresas de biotecnologia. Para priorização dos mesmos, utilizou-se o método de tomada de decisão multicriterial AHP (Processo de Análise Hierárquica). Obteve-se o ranking dos principais riscos e sub-riscos associados ao PDP em empresas de biotecnologia, dos quais o risco de mercado e o risco financeiro mostraram-se os riscos mais críticos ao PDP, seguidos pelos riscos relacionados aos requisitos do produto, produção, recursos humanos e suprimentos. Quanto aos sub-riscos, a maior preocupação dos gestores foram a não aceitação do cliente, ausência de viabilidade econômica, baixa competitividade, custo do produto final acima do esperado e reduzida confiabilidade. Os sub-riscos que se apresentaram menos críticos ao PDP foram a baixa similaridade de suprimentos, entrega de insumos fora do prazo, alto custo dos insumos fornecidos, dependência de fornecedores e a alta geração de resíduos durante a produção. A partir disso, obteve-se uma indicação das possíveis prioridades e focos de atenção no gerenciamento dos riscos no processo de desenvolvimento de produtos em empresas de biotecnologia.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.