Proposição de método para definir as posições de paletes destinados à separação de cargas fracionadas em um armazém
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i4.1581Resumo
Os processos de armazenagem têm adquirido elevada importância no cenário das cadeias de abastecimentos que demandam um melhor desempenho dos armazéns em organizar os bens de modo a atingir alta utilização do espaço físico e facilitar a movimentação. Dimensionar os estoques e posicionar os itens de forma estratégica conduz a uma melhor eficiência nos processos de separação de pedidos e atendimento ao cliente. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo propor um método para definir as posições de paletes destinados à separação de cargas fracionadas em um armazém, de acordo com critérios baseados em popularidade e frequência de giro dos produtos. Este método será apresentado por meio de um estudo de caso e, de acordo com os resultados obtidos, os paletes serão posicionados no armazém e medidos os ganhos em termos de produtividade de separação de pedidos e redução de posições de armazenagem. As pesquisas nesta temática têm crescido rapidamente nos últimos anos, porém combinações de dimensionamentos com classificação de itens não se apresentam tão explorados. Desta forma, acredita-se que os resultados deste estudo possam contribuir para futuras pesquisas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.