Métodos Quantitativos para Gestão de Risco em Projetos: Uma Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i2.2210Resumo
Em um mundo globalizado, as organizações estão constantemente expostas a incertezas. Por isso, a gestão de riscos é fundamental. Para realização da análise de risco em projetos, seis processos de gerenciamento são definidos, de acordo com o guia de gerenciamento de projetos do Project Management Institute, sendo o foco deste trabalho o estudo do processo de avaliação quantitativa. Por meio de uma revisão de literatura, buscou-se entender quais os meios (técnicas) de analisar quantitativamente os riscos em projetos. Notou-se que toda aplicação exige grande investimento seja ele computacional, financeiro ou de conhecimento humano, tornando quase inviável a utilização desse processo de gerenciamento em projetos de menor porte. Nos 33 artigos analisados, foram levantados ao todo 8 métodos quantitativos para análise de risco em gestão de projetos. Os resultados dessa pesquisa podem ser utilizados tanto por pesquisadores, para pesquisas futuras, como por profissionais de mercado, para analisar a ferramenta que mais se adequa às suas necessidades.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.