Análise da gestão de resíduos em uma Unidade fabril coureiro calçadista: utilização da perspectiva de Bardintilização da perspectiva de Bardin
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i3.1679Resumo
O processo de coleta e destinação final dos resíduos sólidos gerados é apresentado como um dos maiores desafios a serem enfrentados pela sociedade moderna. Com isso, o presente estudo tem como objetivo avaliar a geração de resíduos nos processos produtivos em uma Unidade fabril de calçados em couro, localizada no Centro-Oeste do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Por meio de investigações, foi identificado que a questão dos resíduos industriais gerados pela Unidade se trata de um problema relevante a ser analisado. Para isso, foram utilizadas técnicas de análise de dados quantitativa e qualitativa, avaliando e identificando ações para que a Unidade seja remodelada objetivando a efetividade econômica e, principalmente, a ampliação e investimento em ações que visam à preservação do meio-ambiente, a fim de garantir qualidade de vida para as atuais e futuras gerações, através de uma consciência sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.