Analytic Hierarchy Process (AHP) na análise do mix de marketing em empresa de material de construção

Autores

  • Roger da Silva Wegner
  • Leoni Pentiado Godoy
  • Natália Pedroso Serpa
  • Marceli Martinelli
  • Taís Pentiado Godoy

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v13i2.1884

Resumo

A gestão de marketing por meio de suas técnicas de pesquisas permite um maior entendimento das variáveis externas que influenciam na organização, através desta metodologia é possível avaliar o ambiente competitivo, a qual está inserida. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo empregar o método AHP para melhor identificar as ações de marketing de uma empresa que fornece materiais de construção localizada na região central do Rio Grande do Sul. Os 4 P’s de marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção) foram empregados relacionando com o método AHP. Partindo disto, realizou-se um estudo de caso exploratório/descritivo. Os resultados alcançados revelaram que o critério que possui maior grau de importância é o Produto (0,50108), o qual o gerente enfatiza sua importância perante os demais, sendo que esta variável deve atender satisfatoriamente as necessidades dos clientes. O efeito de todo esse processo permite a organização trabalhar seus pontos fracos, e melhorar os pontos fortes, assim aumentando o nível de satisfação dos clientes e colocando-se em vantagens das demais concorrentes.

Biografia do Autor

Leoni Pentiado Godoy

Taís Pentiado Godoy

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

Wegner, R. da S., Godoy, L. P., Serpa, N. P., Martinelli, M., & Godoy, T. P. (2018). Analytic Hierarchy Process (AHP) na análise do mix de marketing em empresa de material de construção. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 13(2), 299. https://doi.org/10.15675/gepros.v13i2.1884

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