Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i3.1700Resumo
A identificação das necessidades e preferências dos consumidores está intimamente ligada à percepção da qualidade dos produtos. Por isso, abordagens de desenvolvimento de produto como o QFD destacam a importância da identificação dos requisitos dos clientes para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Apesar disso, pouca ênfase é dada à forma como essas etapas iniciais devem ser realizadas. Portanto, este trabalho propõe um método dividido em três etapas para ajudar tanto na identificação de necessidades dos clientes como na medição da importância relativa dos aspectos considerados relevantes por potenciais consumidores, utilizando a abordagem Fuzzy-AHP. Uma aplicação piloto foi realizada no setor de fones de ouvido para ilustrar as etapas do método, o que possibilitou diversas reflexões práticas sobre a aplicabilidade do método e a forma como os dados podem ser analisados e empregados para a tomada de decisão. Além disso, o método Fuzzy-AHP se demonstrou eficaz em demonstrar a importância relativa das preferências dos consumidores.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.