ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE IMPLANTAÇÃO DA MANUFATURA ENXUTA EM TRÊS EMPRESAS DO SETOR METAL–MECÂNICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.18Resumo
O objetivo maior do sistema de produção enxuta (spe) é ajudar as empresas a atender seus clientes de forma plena para o estabelecimento de relacionamentos leais e duradouros, visando a garantia de lucros em longo prazo. para isso, a redução do desperdício e a melhoria contínua são de grande importância. este artigo tem como objetivo relatar e avaliar o processo de implantação deste sistema em três empresas do setor metal-mecânico. para tanto, utilizou-se, nesse estudo, um método baseado em entrevista informal e questionário, de forma a apresentar a metodologia de implementação utilizada, bem como discutir o atual estágio de implantação nas empresas por meio de indicadores de desempenho. a partir desse estudo, os interessados em spe em empresas deste setor possuem uma relação de pontos a serem observados neste processo contribuindo para a otimização de pontos fortes e a redução dos pontos fracos visando transformação e melhoria das empresas. Palavras-Chave: Sistema de produção enxuta; Medição de desempenho; Setor metal-mecânico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.