Fabricação de Cestos de Lixo de Jornal: Proposta de Um Jogo Empresarial para Estudantes de Engenharia de Produção
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i2.2250Resumo
O presente trabalho apresenta uma estratégia didática que oferece uma alternativa inovadora ao estudo teórico de conceitos de gestão da produção e da qualidade. Esta estratégia é baseada nos princípios dos jogos de empresa e se destina a estudantes de Engenharia de Produção nos períodos iniciais do curso. O jogo baseia-se na disputa entre fabricantes de cestos de lixos que utilizam como matéria-prima folhas de papel-jornal, as quais são adquiridas a partir de um aporte financeiro fictício. O processo de fabricação é realizado a partir de dobraduras sucessivas do papel-jornal pelos integrantes de cada grupo-empresa, com tempo determinado para manufatura do produto. O jogo é dividido em rodadas, ao término das quais são apresentados os resultados financeiros, as lições aprendidas e as regras para a próxima rodada. A estratégia didática é criativa por associar versatilidade, baixo custo, fácil organização e rápida duração, requisitos fundamentais para sua aplicação em ambiente escolar. A receptividade dos alunos à atividade sugerida foi avaliada e discutida a partir das respostas coletadas por meio de um questionário com esta finalidade, evidenciando ótima aceitação da mesma.
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