MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS: A ANÁLISE DA ACURÁCIA DAS PREVISÕES DA DEMANDA DE UMA LINHA DE PRODUTOS EM EMPRESA DO SETOR DO VESTUÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v15i4.2664

Palavras-chave:

Logística

Resumo

Objetivo – O objetivo deste artigo é comparar o desempenho de métodos de previsão de séries temporais para uma linha de produtos de uma empresa de vestuário com base na acurácia das previsões.

Metodologia – Este artigo apresenta um estudo de caso em uma grande empresa de vestuário. Diferentes métodos foram usados para obter dados quantitativos e qualitativos. Os dados qualitativos foram usados, principalmente, para descrever o processo de previsão de demanda e os quantitativos para fazer previsões. Três modelos de séries temporais foram aplicados e uma análise da acurácia das previsões feita usando diferentes medidas de erro.

Resultados – Dos três modelos de séries temporais usados, o método estático é indicado para a linha de produtos considerada, principalmente quando se considera o impacto dos erros de previsão sobre os custos de manutenção e de rupturas de estoques. Também são identificadas vantagens dos métodos quantitativos e analisada a acurácia das previsões, buscando destacar a importância desse procedimento na escolha do modelo. 

Contribuições – Poucos estudos descrevem detalhadamente o uso de métodos quantitativos, especialmente descrevendo o processo de previsão e a análise dos erros. Este artigo descreve a aplicação de três modelos de séries temporais para prever a demanda da principal linha de produtos de uma grande empresa brasileira de confecções. Além disso, sugere como analisar o impacto dos erros de previsão nas decisões relativas aos estoques e enfatiza a importância da previsão para apoiar as decisões gerenciais, tema raramente abordado na literatura.

Palavras-chave - Previsão de demanda. Séries temporais.  Método estático. Modelo de Winter.

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Publicado

2020-11-24

Como Citar

Chiba, G. I., & Luna, M. M. M. (2020). MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS: A ANÁLISE DA ACURÁCIA DAS PREVISÕES DA DEMANDA DE UMA LINHA DE PRODUTOS EM EMPRESA DO SETOR DO VESTUÁRIO. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 15(4), 219. https://doi.org/10.15675/gepros.v15i4.2664

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