Gestão da Qualidade do biodiesel no Brasil comparada com modelos internacionais
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v8i2.273Resumo
A gestão da qualidade do biodiesel nasce na Alemanha como uma necessidade de controle da qualidade do biodiesel para conseguir a aprovação da indústria automotiva. Hoje a gestão da qualidade do biodiesel é aplicada, além da produção, em outras etapas, tais como: armazenamento, distribuição e venda. As empresas de biodiesel mais competitivas são certificadas em normas da qualidade do biodiesel como a AGQM na União Europeia e a BQ9000 nos Estados Unidos. O presente trabalho avaliou a gestão da qualidade de biodiesel no Brasil comparada com modelos internacionais. Observou-se que, estas empresas são líderes em agronegócios ou em energia. Além disso, foi feito um estudo de caso de uma mediana empresa de biodiesel que permitiu identificar os processos críticos, segundo o método de Rotondaro (2005). A análise mostrou que existem etapas por melhorar, principalmente na produção do biodiesel, cujas tecnologias devem ser revisadas a fim de atender as necessidades do mercado nacional e internacional. Finalmente, o bom contato com a indústria automobilística e pesquisadores da área ajudaram na melhoria contínua dos processos e produtos.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.