Tomada de Decisão em Gestão de Projetos: um estudo realizado no setor de construção civil
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.395Resumo
As empresas, para manterem-se competitivas, precisam estar atentas às mudanças que ocorrem a sua volta e, para isto, torna-se necessário que tenham uma visão estratégica dos princípios, das abordagens e das técnicas relacionadas à gestão de seus negócios. Neste sentido, para realizar melhorias contínuas e radicais, torna-se necessário gerir, ao longo do tempo, um número de projetos dos mais variados tipos. Entretanto, para que tenham sucesso, é fundamental buscar um conjunto de conceitos a serem utilizados na prática, a fim de viabilizar a gestão eficaz de projetos e a definição dos critérios para tomada de decisão neste processo. O presente trabalho teve como objetivo analisar quais os critérios que as empresas do setor de construção civil de Santa Maria, filiadas ao Sindicato da Indústria da Construção Civil da Santa Maria SINDUSCON – SM, utilizam na tomada de decisão na gestão de seus projetos. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa de caráter exploratório e descritivo. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um formulário aos gestores das empresas participantes do presente estudo. Quanto à Gestão de Projetos, os resultados destacaram que as empresas possuem uma metodologia voltada para estratégias do seu negócio, bem como aos resultados previamente planejados.
Palavras-chave: Gestão; Projetos; Critérios; Tomada de Decisão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.