Análise de indicadores sociais e ambientais de uma empresa de serviços de logística – um estudo de caso da ALL no período de 2003 a 2008
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.575Resumo
A responsabilidade social empresarial deixou de ser uma opção para se tornar uma questão de estratégia e sobrevivência para as empresas. As organizações têm de lidar com a destinação de parte do patrimônio, para sanar danos causados ao meio ambiente e à comunidade, além de serem incentivadas pelo poder público e pelos seus stakeholders, a focalizar seus impactos ambientais e sociais, reduzir custos associados e elaborar relatórios para melhor atender aos requisitos da sustentabilidade socioambiental. A logística geralmente se adapta a este cenário, cuidando das emissões dos transportes e do retorno das embalagens. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento dos indicadores sociais (internos e externos) e ambientais de uma empresa de serviços de logística. Como estudo de caso, foi escolhida a empresa América Latina Logística – ALL, pois esta apresenta anualmente seu Balanço Social, contendo estes indicadores. Como metodologia, foram coletados dados referentes aos indicadores sociais e ambientais desta empresa, feito uma análise deles e calculados coeficientes de correlação entre os indicadores e as Receitas Líquidas. Os resultados mostram, em termos percentuais, um significativo aumento nos indicadores sociais externos, um leve aumento nos indicadores ambientais e uma diminuição dos indicadores sociais internos; em termos gerais, existe aumento em todos. Conclui-se, portanto, que a empresa vem contribuindo com o desenvolvimento sustentável, ao alimentar seus três aspectos principais.
Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial; Logística; Balanço Social; ALL.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.