A importância dos agentes de carga no fluxo logístico internacional: um estudo com exportadores do setor madeireiro
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.644Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir a importância dos agentes de cargas internacionais, também conhecidos como International Freight Forwarders (IFFs), para a exportação de madeira, na visão dos próprios exportadores. Para isso, foi realizada uma pesquisa survey com 31 empresas exportadoras do produto do Brasil, que representam cerca de 35% do volume de exportação nacional do setor madeireiro, dentre as quais estão os principais exportadores com saídas pelos principais portos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O estudo permitiu concluir que os exportadores reconhecem que os agentes de cargas facilitam o fluxo logístico internacional e agilizam o trâmite burocrático envolvido, mas também revelou certa desconfiança dos exportadores quanto à segurança e confidencialidade das informações sobre seus clientes e processos repassadas aos agentes.
Palavras-chave: Logística; Agentes de Cargas Internacionais; Setor adeireiro.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.