Fatores culturais: uma análise sobre competitividade e coletivismo na indústria de países emergentes
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.977Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa survey, realizada com gerentes industriais de 248 empresas da Argentina, Brasil e Romênia, a qual investiga a influência da cultura dos países onde estão localizadas sobre a cultura organizacional, a competitividade e o coletivismo/individu-alismo, a partir do que se pode esperar vantagens comparativas determinadas pela localização. A identificação das dimensões sobre o trabalho em grupo e o trabalho individual ocorreu por meio da análise fatorial. A partir daí foi utilizado o país de origem para verificar, por meio de uma AN-COVA, a influência dessa variável sobre a forma como os indivíduos de uma determinada cultura trabalham. Entre outras constatações, descobriu-se uma ligeira ênfase dos respondentes de empre-sas romenas na necessidade de se adotar uma postura mais competitiva e individualista, comparati-vamente aos respondentes de organizações brasileiras e argentinas. Paradoxalmente, os resultados da pesquisa apontaram que, apesar de os três países incluírem traços que favorecem o coletivismo na cultura organizacional, a Romênia é onde mais se valoriza o trabalho em equipe.Downloads
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