Ensino de Planejamento e Controle de Produção como ferramenta para inclusão social

Autores

  • Fernanda Tamy Ishii Universidade Estadual de Maringá
  • Prof. Dr. Edwin Vladimir Cardoza Galdame Universidade Estadual de Maringá
  • Prof. Gislaine Camila Lapasini Leal Universidade Estadual de Maringá
  • Renato Philippi Dorta Universidade Estadual de Maringá
  • Adriano Lobo Lopes de Souza Dias Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.895

Resumo

Este artigo busca analisar as práticas de ensino de Planejamento e Controle da Produção (PCP), como prática de Inclusão Social. Tais práticas foram desenvolvidas no projeto Linkme@: Costurando Conhecimentos, Relações Sociais e Oportunidades Profissionais, desenvolvido no município de Maringá - PR, com o objetivo de promover a inclusão de membros da comunidade, por meio de atividades de capacitação relacionadas à Engenharia de Produção. A metodologia de intervenção caracterizou-se por aulas teóricas, seguidas de atividades práticas, as quais foram desenvolvidas por professores e alunos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Este trabalho descreve o desenvolvimento de três atividades práticas, bem como seus resultados e a análise dos mesmos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, as expectativas foram superadas e o feedback dos participantes possibilitou o replanejamento das atividades do projeto para a próxima turma.

Palavras Chave: Inclusão Social; Planejamento e Controle da Produção; Engenharia.

Downloads

Publicado

2012-04-04

Como Citar

Ishii, F. T., Galdame, P. D. E. V. C., Leal, P. G. C. L., Dorta, R. P., & Dias, A. L. L. de S. (2012). Ensino de Planejamento e Controle de Produção como ferramenta para inclusão social. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (4), 157. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.895

Edição

Seção

Artigos