Os princípios de governança corporativa e a atuação das ouvidorias em instituições bancárias no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v34i2.1064Abstract
O objetivo deste estudo é investigar a associação entre os princípios de governança corporativa e a atuação das ouvidorias em instituições bancárias no Brasil. Realiza-se revisão bibliográfica e pesquisa de campo, coletando-se opiniões de uma amostra de especialistas, selecionados por participarem de eventos ligados à área de ouvidoria entre 2009 e 2011 no Brasil. A análise considera 192 notas a respeito da situação atual e ideal referente a quatro princípios disseminados pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Para tratar os dados emprega-se análise descritiva e análise inferencial. Resultados indicam que a situação ideal difere da atual para todos os princípios, mas a atuação das ouvidorias associada ao princípio da prestação de contas tem uma distância da situação atual para a ideal significativamente inferior à distância pertinente aos princípios da responsabilidade corporativa e da transparência. O estudo pode auxiliar reflexões de acadêmicos e demais interessados na atuação das ouvidorias como canal de última instância para atendimento em instituições bancárias no Brasil, e pode ajudar a entender o alinhamento dessa atuação aos princípios de governança corporativa.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.