Simulação e lean thinking como ferramentas para gestão de processos: uma avaliação de diferentes alternativas ao aumento da capacidade em uma empresa de cabos elétricos de alumínio
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i4.1133Abstract
Neste trabalho, a cadeia produtiva de uma empresa manufatureira de condutores elétricos de alumínio é analisada com o propósito de selecionar a melhor estratégia de aumento de sua capacidade produtiva. A empresa apresenta grande complexidade e variabilidade em seus fluxos de produção e, para tratar esse problema, foi proposta uma metodologia de construção de uma modelo de simulação que representasse esse sistema. Nesse modelo, foram consideradas duas estratégias distintas para avaliar o aumento de capacidade produtiva, a partir da configuração de dois cenários: um considerando melhorias contínuas obtidas por meio do Lean Thinking ou Produção Enxuta; e outro considerando investimentos em aquisição de maquinário. Os resultados encontrados pelo estudo apontam que a melhor estratégia de aumento da capacidade produtiva foi obtida com a utilização da filosofia da produção enxuta em seus processos críticos, visto que os ganhos em capacidade foram maiores que os observados na outra estratégia e os custos de implantação menores.
Palavras-chave: Gestão de processos. Produção Enxuta. Modelagem e Simulação.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.