A atividade laboral do cirurgião dentista sob o contexto multidisciplinar da ergonomia: uma revisão sobre os domínios a serem considerados em ambiente odontológico
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i1.1348Abstract
Inúmeros estudos científicos comprovam que profissionais da odontologia se expõem diariamente a vários riscos associados a diversos agentes presentes em seu ambiente de trabalho. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica referente a pesquisas concernentes à atividade do cirurgião-dentista no Brasil sob a égide da ergonomia. Utilizando como parâmetros os princípios da Análise Ergonômica de Trabalho (AET), este estudo teve como foco traçar um panorama dos principais enfoques ergonômicos abordados pelos pesquisadores dentro de uma variada gama de problemas existentes nessa atividade. O estudo utilizou como método a revisão bibliográfica de 48 trabalhos científicos selecionados no período de julho a novembro de 2014. Os resultados demonstram que estudos relacionados aos domínios da ergonomia física focada na atividade do cirurgião-dentista demonstram-se amplamente abordados. Sendo assim, este trabalho sugere novas frentes de pesquisas de âmbito cognitivo e organizacional.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.