Análise de distribuição de carga horária de um currículo de um Curso Superior de Tecnologia utilizando conceitos de QFD
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i2.1357Abstract
Este artigo tem por finalidade apresentar a aplicação de conceitos da metodologia QFD em uma análise da matriz curricular de um Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica. A técnica QFD é utilizada para identificar as necessidades e expectativas dos clientes, criando como resposta uma Matriz QFD, conhecida como Casa da Qualidade. Esta pesquisa analisou uma matriz curricular para verificar como estão agrupadas as disciplinas em relação às áreas de conhecimento com fins de propor um novo modelo de agrupamento de disciplinas. Para isso, utilizou como base as cargas horárias das disciplinas do curso atual para projetar uma nova distribuição. Assim, realizando uma pesquisa com os stakeholders e a utilização de outro curso da mesma cidade como benchmarking foi possível constatar que a distribuição de carga horária das disciplinas poderia ser melhorada para atender os requisitos dos clientes de uma forma mais realista e adequada. Como resultado obteve-se as relações percentuais das áreas de conhecimento mais associadas ao curso, criando uma base para uma revisão da matriz curricular.
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