Análise de viabilidade econômico-financeira para aquisição de uma unidade de armazenagem de soja e milho
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i1.1598Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade econômico-financeira de um projeto de investimento que visa a construção de um silo para armazenamento de grãos de milho e soja. O estudo surge da necessidade de integrar o setor de armazenamento com a produção de uma empresa de médio porte e da constante busca por alternativas que reduzam seus custos de produção. Os objetivos são fundamentais para que a empresa se mantenha competitiva no mercado diante da limitação de recursos e da acentuada concorrência. Dessa forma, realizou-se um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa com aplicação de questionários. O mapeamento de processos, a pesquisa de mercado e a análise de cenários complementaram o estudo em questão. Os resultados da pesquisa indicam, de maneira geral, que os produtores consideram importante a utilização das técnicas de análise de investimentos na realização de novos empreendimentos. Entre as técnicas utilizadas, foram consideradas as mais relevantes o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR), o Payback (PB), e o índice de Custo-Benefício (C/B) como medida de risco.Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.