Gestão de operações em uma economia de baixo carbono: uma revisão da literatura sobre stakeholders, barreiras e motivações
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i1.1615Abstract
O objetivo deste estudo é levantar os stakeholders que agem como barreiras e/ou motivações para a adoção de práticas de gestão de operações de baixo carbono sob a lente da teoria de stakeholder. Os stakeholders exercem forte influência sob as empresas para que as mesmas adotem práticas ambientais devido o contexto da mudança climática e suas consequências no âmbito econômico, ambiental e social. Com isso, este estudo realiza uma revisão da literatura na base de dados Scopus com buscas que relacionam a teoria de stakeholder e práticas de baixo carbono para identificar os stakeholders. Como resultado, Clientes e Governo são os stakeholders mais recorrentes sejam como motivadores ou barreiras à adoção de práticas ambientais. Portanto, é importante compreender os diferentes atributos de cada stakeholder e suas respectivas demandas a fim de traçar estratégias de hierarquização da adoção de eventuais práticas de gestão de operações de baixo carbono, assim como criar mecanismos de colaboração com aqueles stakeholders que motivam a adoção daquelas práticas.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.