Métodos de alto rendimento e baixa complexidade em flowshop
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i4.1737Abstract
As empresas procuram a cada dia aperfeiçoar o seu processo produtivo e reduzir os custos de produção para aumentar a sua eficiência. Este trabalho trata do problema de programação de operações flowshop permutacional, tratando tanto de programação de operações em um ambiente de produção clássico, no-idle e no-wait, tendo como objetivo a minimização do makespan e flowtime. A partir da combinação de procedimentos de ordenação e re-sequenciamento das tarefas, são obtidos novos métodos heurísticos construtivos. Neste trabalho, o desempenho dos principais métodos de ordenação inicial é mostrado, como forma de definir vantangens e desvantegens na sua utilização como iniciador de procedimentos de métodos constutivos e meta heurísticos. No que se refere a qualidade da solução, o método BN se mostrou mais interessante, independentemente do ambiente flowshop testado. Os métodos são avaliados mediante uma experimentação computacional e mostra soluções de alta qualidade quando comparados com outros métodos de destaque da literatura.Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.