Aplicação do DMAIC e Análise de Falhas de Embalagens Metálicas na Indústria de Conservas
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i4.1824Abstract
Na indústria de alimentos a garantia da qualidade está fortemente associada com a segurança do consumidor e com os riscos de comprometimento da sanidade dos produtos. Especificamente nas indústrias de conservas, latas enferrujadas, amassadas ou estufadas podem conter bactérias e ocasionar infecções alimentares. Este artigo aborda a aplicação do DMAIC e a análise de falhas para reduzir a quantidade de latas amassadas em uma indústria de conservas. A metodologia usada foi de natureza aplicada, com objetivo exploratório, abordagem quali-quantitativa e o método foi a realização de um estudo de caso. Através de análises estatísticas verificou-se elevada quantidade de embalagens amassadas no processo produtivo constituído das etapas de envase, recravação e encestamento. A etapa com a maior quantidade de latas amassadas entre as três etapas foi a recravação. Na sequência, aplicou-se FMEA para análise de falhas relacionadas à utilização da máquina de recravação automatizada. Finalmente, um plano de ação foi proposto para solucionar o problema das latas amassadas na etapa de recravação e os resultados obtidos demonstram as melhorias obtidas abaixo da meta após 4 meses (de agosto a novembro de 2015).
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.