Indicadores de desempenho no modelo de gestão BSC: uma investigação nas vinícolas da região da campanha gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i2.1882Abstract
O segmento da vitivinicultura está em plena expansão na região da Campanha, no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Gestores que atuam neste segmento precisam, cada vez mais, de ferramentas que os auxiliem no processo de gestão estratégica. Uma das principais ferramentas utilizada mundialmente para isto é o Balanced Scorecard (BSC), que utiliza indicadores de desempenho, em diferentes perspectivas organizacionais, como forma sistêmica de avaliação. Assim, a pesquisa tinha como objetivo investigar a utilização de indicadores de desempenho no modelo de gestão BSC, nas vinícolas da região da Campanha Gaúcha. Para tanto, um estudo exploratório e descritivo, de caráter quantitativo e qualitativo foi desenvolvido, sendo possível observar que estas vinícolas utilizam, majoritariamente, indicadores da perspectiva financeira da empresa, deixando outros aspectos e perspectivas importantes, em segundo plano. Foi constatado também que a qualidade na gestão não depende da quantidade de indicadores utilizados, mas sim da correta utilização dos mesmos.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.