Gerenciamento de Processos de Negócio e Lean Thinking como Base para a Melhoria na Gestão do Patrimônio em Uma Instituição Pública de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i2.2178Abstract
O trabalho em questão objetivou contribuir para a implementação do princípio da eficiência dentro da seara pública, através da proposição de melhorias nos processos inerentes ao gerenciamento do acervo mobiliário uma instituição de pública de ensino superior (IPES). Para isso, este estudo foi direcionado pela metodologia Lean Thinking aplicada ao método denominado Business Process Management (BPM). Nesse sentido, este estudo foi viabilizado através da aplicação de entrevistas não estruturadas com os funcionários da instituição, a análise de documentos específicos disponibilizados, bem como o estudo da legislação pertinente às atividades desta entidade. Tal fato, desse modo, possibilitou o mapeamento das atividades relacionadas ao processo de gestão do acervo mobiliário da universidade, bem como a identificação de seus relevantes problemas. Ao mesmo tempo, utilizando os direcionamentos propostos na literatura, foi possível identificar oportunidades de melhorias para esse processo, possibilitando também a sugestão de métodos para sanar tais problemas.Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.