Teoria das Restrições aplicada a uma empresa de moldados de EPS
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i4.2280Abstract
Este artigo tem como finalidade avaliar a aplicabilidade da Teoria das Restrições (Theory of Constraints - TOC) no âmbito logístico de sua subcategoria, o Sistema Tambor-Pulmão-Corda (TPC). Fez-se um estudo de caso da produção de moldados de Poliestireno Expandido (EPS), em uma empresa situada na região nordeste do Brasil, com enfoque nos cinco passos de focalização da TOC. Os dados coletados na pesquisa permitiram avaliar e comparar a demanda com o gargalo do processo e aplicar graficamente, em formato de diagrama, o funcionamento do sistema TPC. Este diagrama possibilitou a revisão no processo produtivo: identificou-se pontos ideais para a aplicação de pulmões e dimensionadas as cordas necessárias para a otimização de trabalho do sistema, para que este opere sempre sincronizado com o mínimo de inventário em processo. Além disso, o uso do sistema TPC proporcionou a capacidade crítica para criação de pontos de controle, beneficiando o seu processo de implantação do sistema. Conclui-se que, a partir da identificação do gargalo, é possível propor diversas melhorias, e qualquer ganho nele é refletido como ganho global no processo.
Palavras-chave: EPS. Teoria das Restrições. Tambor-Pulmão-Corda.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.