Pegada de Carbono: Em busca de definição e método para uma Logística Verde
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i4.2334Abstract
A Pegada de Carbono é um conceito que vem sendo utilizado para mensuração de impactos relacionados a mudanças climáticas e que, quando utilizado para atividades logísticas, pode contribuir para a Logística Verde. Apesar da ampla utilização, não há consenso quanto a sua definição e métodos de cálculo. Este trabalho levantou, por meio de uma revisão sistemática da literatura, definições e métodos existentes para o cálculo de Pegada de Carbono aplicados a atividades de transporte. As definições mais frequentes foram comparadas quanto ao seu escopo de aplicação, gases considerados e métodos sugeridos - tópicos em que foram observadas divergências. Já os métodos mais recorrentes também foram comparados quanto ao escopo, gases, etapas de desenvolvimento e abordagens de cálculo. Ao término, observou-se que apesar da aparente diversidade de opções, todos os métodos são compatíveis com a maioria das definições e possuem a mesma equação base de cálculo, ou podem partir desta.
Palavras-chave: Emissões de GEEs. Impactos Ambientais. Mudanças Climáticas. Pegada de Carbono. Logística de Transporte.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.