O uso de técnicas de busca em vizinhança de grande porte para o problema de programação de máquinas paralelas
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i5.2370Abstract
Este trabalho trata do problema de sequenciamento de tarefas em máquinas paralelas e uniformes (parallel machines total weighted tardiness problem). O objetivo é sequenciar as tarefas tal que cada tarefa seja realizada em uma máquina, cada máquina realize uma tarefa por vez e seja minimizada a soma dos atrasos ponderados. O problema é resolvido em duas etapas: o particionamento das tarefas entre as máquinas e o sequenciamento das tarefas nas máquinas. A contribuição deste trabalho consiste em resolver as duas etapas com diferentes heurísticas de busca de grande porte e comparar suas eficiências. A técnica Very Large-scale Neighborhood Search, que utiliza um grafo de melhoria com cancelamento de ciclos negativos, é empregada para realizar o particionamento das tarefas. Um algoritmo de Programação Dinâmica, conhecido como Dynasearch, que também é uma técnica de busca em vizinhança de grande porte, realiza o sequenciamento das tarefas em cada máquina. Ambas as buscas são combinadas na metaheurística ILS. As duas versões do ILS são comparadas, resolvendo problemas benchmark da literatura.Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.