Jogo “Desafiando a Produção”: ensinando a construção enxuta na construção civil
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.763Abstract
A Construção Enxuta direciona a gestão dos canteiros de obra para o processo produtivo e a melhoria contínua. Para seu entendimento, no entanto, faz-se necessário implantar novas ferramentas de aprendizagem. Os jogos e simulações suprem essa lacuna. Este artigo tem por objetivo apresentar o jogo “Desafiando a Produção”, como alternativa para a difusão dos conceitos da Construção Enxuta, considerando as particularidades da mão-de-obra da construção civil. O uso dos jogos para esta finalidade, ainda constituem uma inovação. O experimento mostrou que o entendimento sobre construção enxuta é possível e que o jogo consiste em uma forma agradável para isso ocorrer. Prova disso, é o alto índice (95,5%) de diversão proporcionada pelo jogo, aliada à confirmação do aprendizado dos princípios da construção enxuta. Para 86,4% dos participantes do experimento, o jogo ajuda a aprender coisas novas, 68,2% aceitaram-no como uma alternativa de aprendizagem, que contribui para a fixação de conceitos e 59,1% acharam que o jogo promove a interação entre colegas de trabalho.
Palavras-chave: Construção enxuta; Jogos e simulações; Construção civil; Aprendizagem.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.