Diagnóstico das práticas da responsabilidade sócio-ambiental no setor de supermercado
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.862Abstract
Com o crescente desenvolvimento da atividade varejista ao redor do mundo, é notável a preocupação dos gestores, em relação aos impactos sócio-ambientais que podem ser causados por esse setor. Assim, deve-se atentar para a responsabilidade sócio-ambiental que essas empresas devem ter com a comunidade e o meio ambiente. O objetivo deste estudo é identificar as práticas de responsabilidade sócio-ambiental do setor de supermercado. Para isso, utilizou-se uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, em cinco supermercados da cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, utilizando os indicadores de responsabilidade social proposto pelo Instituto ETHOS. De acordo com os resultados obtidos, percebe-se que a maioria das empresas se encontra regularmente enquadradas para o seu devido funcionamento, não incentivam a reciclagem de produtos, não possuem um sistema adequado de destinação para os resíduos de cada produto. Fica claro que muitos paradigmas ainda precisam ser quebrados para atender aos interesses da sociedade e do meio ambiente.
Palavras-chave: Responsabilidade Sócioambiental; Varejo; Supermercado.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.