Inovação organizacional: estudos de caso comparativos entre duas empresas de pequeno porte e duas empresas subsidiárias do setor metal-mecânico da região de Sorocaba
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.982Abstract
O artigo tem como objetivo analisar a ocorrência da inovação organizacional em quatro empresas do setor metal-mecânico da região de Sorocaba/SP. Busca ainda, identificar características internas a essas empresas que podem estimular ou representar barreiras para esse tipo de inovação. Trata-se de uma pesquisa exploratória que utiliza da abordagem qualitativa para a coleta e análise das informações e do estudo de caso como método de pesquisa. Nos quatro casos, perceberam-se algumas mudanças principalmente na estrutura organizacional. Como fatores facilitadores para a ocorrência de inovação, observou-se, entre outros, estrutura organizacional bem definida, a implementação de normas, como, por exemplo, a ISO9000, e o estreitamento na relação com fornecedores e clientes. Por outro lado, como barreiras têm-se, entre outros, a falta de um planejamento estratégico formalizado, a ausência de parcerias com centros de pesquisas, o receio referente ao retorno sobre o investimento para se promover a inovação e a falta de uma cultura voltada à inovação.Palavras-chave: Inovação Organizacional. Setor Metal-mecânico. Pequenas Empresas.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.