Integrando logística reversa e ecodesign: proposta de um novo Framework
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v34i2.1027Resumo
Os conceitos de Logística Reversa e Ecodesign são discutidos nesse artigo, sugerindo que muitas vezes essas aplicações são tratadas de forma distintas, não conseguindo atingir assim um desempenho maior em relação à sustentabilidade ambiental. Isso porque grande parte das aplicações de logística reversa tem uma ação remediadora, já que a geração dos seus resíduos não é planejada junto com o projeto do produto. A proposta apresentada é mostrar como os dois conceitos podem trabalhar em conjunto, descrevendo o momento de cada aplicação. Desdobrando os dois conceitos em canais reversos por parte da logística e análise do ciclo de vida do produto por parte do ecodesign, se desenvolveu um modelo de aplicação que promove uma integração entre as duas práticas, de modo que a cadeia de suprimentos reversa seja planejada junto com o produto. O resultado é o desenvolvimento de um modelo de aplicação de logística reversa que integra o ecodesign, otimizando assim o fluxo reverso dos resíduos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.