Um modelo de simulação do jogo da cerveja para o estudo do impacto da informação na mitigação do efeito chicote na cadeia de suprimentos: ferramenta para apoio educacional em gestão da cadeia de suprimento
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i2.1392Resumo
Este trabalho apresenta o clássico “jogo da cerveja” através de uma ferramenta de análise por simulação orientada a objetos. Reproduz-se uma cadeia de suprimentos formada por cinco empresas que se relacionam de forma bidirecional, utilizando simulação para verificar a influência da informação de demanda na geração do Efeito Chicote. Com isso, pretende-se fornecer uma ferramenta didática simples para suporte ao ensino acadêmico de cadeias de suprimento. Como resultado das simulações, pôde-se demonstrar a ocorrência do Efeito Chicote e como o compartilhamento de informação é capaz de mitigá-lo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.