Melhorias Logísticas em uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Belém-PA: Uma proposta baseada na PNRS
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i1.1587Resumo
O aumento do consumo tem contribuído para o aumento na geração de resíduos. No ano de 2012, no Brasil, a taxa de crescimento na produção de lixo superou a taxa de crescimento populacional e a Região Metropolitana de Belém-PA também reflete esse cenário. Neste contexto, um elo importante na rede de reaproveitamento e reciclagem de resíduos são as cooperativas de catadores. Assim, o presente artigo propôs um conjunto de melhorias aos processos realizados por uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis, localizada na cidade de Belém-Pa, sob a ótica da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com vistas a incentivar o desenvolvimento mais sustentável desta organização. Para tal, o embasamento teórico foi obtido de periódicos e sites governamentais, principalmente no que diz respeito à referida Lei (PNRS) e à Logística Reversa (LR). Além disso, dados das atividades desenvolvidas na cooperativa foram coletados e analisados, resultando nas seguintes contribuições: proposição de melhorias aos processos da cooperativa objeto deste estudo, acompanhadas das devidas justificativas no âmbito da PNRS. Tais resultados propuseram ações alinhadas aos princípios de desenvolvimento sustentável, previstos na PNRS, além de geração de novos conteúdos voltados à área de Engenharia de Produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.