Proposta de Mapa de Processos de Logística Reversa de Pós-Consumo sob a ótica da Política Nacional de Resíduos Sólidos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i1.1601Resumo
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) aponta a Logística Reversa (LR) como um instrumento que viabiliza ações e estratégias capazes de adequar a gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) às suas diretrizes. Passados mais de cinco anos de sua publicação, os estudos sobre LR no Brasil não acompanharam as demandas por definição de processos necessários à gestão de RSU em conformidade com a PNRS. Esse grupo de resíduos é fruto do pós-consumo e torna-se relevante esclarecer a relação entre seus processos reversos, para auxiliar a estruturação e gestão de canais reversos que os conduzam a destinos orientados pela Lei. O objetivo desta pesquisa foi formalizar, por meio de estudo teórico, os processos, segundo a literatura e as diretrizes legais, necessários à estruturação dos canais reversos por meio da proposta de um mapa de processos de LR. Para tanto, foi efetuado o levantamento bibliográfico relacionado, a leitura detalhada da Lei nº 12.305 (PNRS) e entrevistas com profissionais atuantes nos canais reversos de RSU. Os resultados convergiram à proposição de um mapa dos macroprocessos de LR, no qual os processos direcionadores de fluxos foram: coleta, processamento e entrega.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.