Evolução das pesquisas de gestão de projetos: um estudo bibliométrico do International Journal of Project Management
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i1.1617Resumo
Ao longo das últimas décadas a área de gerenciamento de projeto evoluiu e se consolidou. Diante desta evolução, esta pesquisa tem como principal objetivo identificar as principais tendências de pesquisa na área, bem como traçar um panorama das publicações, identificando novos temas, as mudanças de abordagens e a evolução das áreas de conhecimento. Para tanto, com base em um período de mais de 30 anos, foi realizado uma revisão sistemática de literatura e estudo bibliométrico sobre a base de artigos do periódico International Journal of Project Management (IJPM), uma revista constante na base SCOPUS, desde seu primeiro volume até 2015. Entre os resultados, verificou-se que os países em desenvolvimento estão cada vez mais preocupados em realizar estudos sobre o campo da gestão de projetos, com destaque para megaprojetos de infraestrutura e parcerias público-privadas. O tema de risco é central em todos os períodos de análises, no entanto os temas estratégicos como sucesso em projetos e gestão de portfólio estão entre os que mais cresceram. Temas relacionados com o lado soft da gestão de projetos como competências, cultura e gestão de conhecimento tem emergido em períodos recentes. Já quanto ao setor destes artigos foi observado que os projetos de construção e os projetos em tecnologia da informação são os mais estudados em todos o período analisado.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.