Uma Revisão Sistemática Sobre Desing For X
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i4.1744Resumo
O processo de desenvolvimento de produtos é composto por diversos métodos e ferramentas que precisam ser gerenciados e utilizados para a obtenção de produtos. Dentre aqueles que contribuem com a otimização,tem-se o Design for X (DFX), que é uma importante base de conhecimento para os projetistas, sendo utilizado com o intuito de projetar produtos com foco em características otimizadas, podendo o “X”, que é uma habilidade ou característica, ser substituído por vinte e cinco possibilidades, como: montagem, ergonomia, confiabilidade, custo, segurança, dentre outros. Devido à elevada quantidade de alternativas para o “X”, torna-se necessário a utilização de um método ou ferramenta de seleção para projetar o produto conforme habilidades requisitadas pelos usuários e especificadas pelos projetistas. O objetivo deste trabalho consiste em identificar e analisar produções relevantes referentes a DFX, apresentando o histórico, asituação atual, os trabalhos desenvolvidos, e principalmente a existência de métodos de seleção e identificação de lacunas existentes. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática (RBS), intitulada RBS road map, sendo apresentadas as bases de dados, os critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos, aspalavras-chave e as strings utilizadas através da questão da pesquisa: “Se existe e quais são os métodos e/ou ferramentas para seleção do X (habilidade) durante o processo de desenvolvimento de produtos?”. Foram encontrados 5842 trabalhos nas bases de dados, sendo que após a utilização de filtros, foram selecionadosos 18 trabalhos mais relevantes. Como principais resultados tem-se a existência de poucos métodos e ferramentas de seleção da habilidade e como lacunas existentes a necessidade de desenvolvimento de uma metodologia e/ou ferramenta para a seleção precisa dos Xs requeridos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.