Vulnerabilidade e Riscos de Ruptura no Abastecimento de Materiais e Medicamentos na Cadeia de Suprimento em um Hospital Público
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i2.1832Resumo
Identifica-se na cadeia de suprimento hospitalar constantes rupturas ocasionadas por diversas fontes de riscos e vulnerabilidades. O presente artigo teve como objetivo identificar e analisar as principais vulnerabilidades, que implicam em riscos de ruptura no abastecimento de materiais e medicamentos, na cadeia de suprimento de um hospital público, localizado na cidade de Belo Horizonte. A partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, foram entrevistados dez funcionários do hospital e cinco fornecedores. Para a elaboração do roteiro de entrevistas utilizou-se o modelo proposto por Mason-Jones e Towill (1988) adaptado por Bastos Júnior (2007). Como parte dos resultados encontrados é possível citar os riscos de abastecimento e o riscos de processos entre os que mais apresentaram preocupação, na visão dos funcionários e, os riscos de abastecimento e os riscos de controle na visão dos fornecedores. Infere-se que é necessário maior investimento na gestão de suprimento do hospital, tendo em vista que os processos são baseados na reação aos riscos e não na sua prevenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.