A Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos em empresas fornecedoras de bens de capital para o setor sucroenegético
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i2.1877Resumo
O trabalho analisa a gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) em uma amostra de empresas industriais fornecedoras de bens de capital para o setor sucroenergético. Foi conduzido um survey utilizando um questionário aplicado in loco junto aos responsáveis pelo desenvolvimento de produtos numa amostra de 31 empresas. Análise de cluster foi realizada para classificar as empresas pelo grau de estruturação de procedimentos estratégicos e operacionais, considerados relevantes para a maturidade do PDP. Três grupos de empresas foram identificados e os resultados obtidos foram expostos de forma comparativa. Na dimensão estratégica verificaram-se diferenças mais acentuadas entre os grupos em relação ao grau de formalização das atividades e uso de métodos, indicando a necessidade de fortalecimento das atividades estratégicas de gestão do PDP. A dimensão operacional mostrou-se mais estruturada do que a estratégica de forma geral e, em relação a avaliação do desempenho, se percebe a falta de mecanismos de monitoramento e avaliação dos resultados do PDP, e pouca valorização de programas de capacitação e de acompanhamento da qualificação do pessoal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.