Proposta de implantação de uma célula de manufatura: um estudo de caso em uma metalúrgica
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i4.2302Resumo
Este estudo remete à importância da gestão da produção, onde conhecer os processos em profundidade é uma questão imprescindível para a redução de desperdícios. O trabalho foi motivado através da seguinte problemática: De que maneira a implantação de uma célula de manufatura com layout celular pode contribuir para aumentar a produtividade? No qual o objetivo foi propor a implantação de uma célula de manufatura que atenda às necessidades de aumento produtivo e eliminação de desperdícios. O mapeamento de fluxo de valor foi utilizado no entendimento do processo atual e simulação do processo futuro, a ferramenta gráfica Yamazumi foi usada na análise da distribuição das operações, e o diagrama de espaguete na comparação do layout atual com o proposto. Através da implantação de uma célula de manufatura, projeta-se redução do tempo de produção em 8 dias, com ganho potencial no tempo de produção de 27,58%, possibilitando produzir 3 peças a mais por dia, além da melhora do giro de estoque de 37,63% e redução de 3 pessoas envolvidas com a fabricação. O presente estudo apresentou a diminuição dos desperdícios em 20%, e otimização das atividades que agregam valor durante a cadeia produtiva.
Palavras-chave: Célula de manufatura. Mapeamento de fluxo de valor. Redução de desperdícios. Yamazumi.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.